quinta-feira, 12 de maio de 2011
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ADPBRASIL |
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Coloco abaixo a entrevista (só para assinantes) da Flavia Yuri com o guru Seth Godin na Época Negócios que está nas bancas. Ótimo perceber que estamos ajudando várias empresas a deixarem (de verdade) de ser almôndegas.
Nenhuma empresa gostaria de ser classificada como uma almôndega. Mas, na visão do crítico de marketing Seth Godin, muitas são – e precisam estar cientes disso. Essas companhias não conseguem adotar o conceito do novo marketing, que não é baseado em publicidade. Ele é organizado por meio do boca a boca, das conexões digitais e das histórias. Especialista em mercados e autor do best-seller Você É Indispensável? e de mais 12 livros sobre o tema, Godin falou a Época NEGÓCIOS:
Como saber se uma empresa é uma almôndega?
_Se você fabrica produtos chatos, em quantidade, você está no negócio das almôndegas. Não há nada de errado com isso, mas é preciso ter consciência de que a empresa é uma almôndega.
>>> De que maneira uma empresa-almôndega pode tirar proveito do novo marketing
_Ela simplesmente não consegue. Para usar o conceito do novo marketing, é fundamental gerar histórias e engajamento. E, para isso, a empresa tem de deixar de fazer o que é chato.
>>> O que mudou no consumidor de 2001 para o de 2011?
_O verbo do consumidor de hoje é mais querer e menos precisar. Ele compra experiências em vez de coisas. Mais do que isso, fala com os amigos sobre suas escolhas.
>>> Como as empresas podem ficar mais próximas desse consumidor?
_É importante atender os clientes, dizer a verdade e se engajar. E fazer coisas que poderiam ser compradas por elas mesmas.
>>> Qual o principal erro que as empresas cometem ao interagir com o consumidor
_Algumas empresas agem como se o consumidor não tivesse escolha. Mas ele tem.
Boca-a-boca, Frase da Semana
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